#JeSuisShinChan

Escrevi eu no dia 22/12/2016

#JeSuisShinChan

Então mas agora o Shin Chan está a ser alvo de análise pela ERC, porque um grupo de mães acha que o desenho animado é impróprio para as crianças?

Eu vi, não no Panda Bigs mas sim na SIC, este desenho animado em pequeno e não acho que me tenha feito mal. Nunca me chocou, traumatizou ou fez com que a minha personalidade fugisse ao ‘normal’ do resto das crianças que viam, ou não, oboneco em causa.

Mas sabem o que é ainda mais engraçado? Há 10 anos, altura em que eu vi, ninguém se queixava. Os pais não reclamavam, não se levantavam ondas e não era por isso que andávamos no meio da rua com miúdos a mostrar o rabo, como na série. Isso não acontecia. Mas hoje em dia, os pais de hoje em dia, têm medo do que possa acontecer aos meninos deles… Os pais que não deveriam pertencer à geração dos ‘velhos do Restelo’, que não deveriam ser opositores a um desenho animado porque ‘pode afectar a educação dos meus filhos’; os pais que deveriam permitir que os filhos crescessem fora da bolha dos velhos costumes e dogmas sociais.

Ficam algumas questões:
1 – Porque é que hoje em dia pode fazer mal, se há 10 anos atrás não fez?
2 – Porque é que achamos que as crianças vão imitar TUDO o que virem? Eu via o Dragon Ball mas nunca andei à porrada… E acreditem que eu gostava muito de Dragon Ball.
3 – Porque é que, se alguns pais não querem que os filhos vejam o desenho em questão, não impedem os filhos de ver a série e deixam que os outros miúdos possam ver à vontade?

O quê? Eu não tenho legitimidade para meter em causa modelos educacionais dos ‘New Papas’ porque não tenho filhos?
Eu não preciso de ter filhos para perceberem como estão errados.

Vocês não são pais de crianças.
Vocês são uns frustrados por não saberem educar crianças e procuram bodes expiatórios em todos os lados. ‘

15665822_1117276065038446_7314820249084475204_n
Hoje, dia 17/05/2017 tropeço numa noticia avançada pelo jornal Público, que afirma que a ERC já analisou o caso e deixou como veredicto, um pedido ao canal (Panda) Biggs para que fosse alterado o horário em que é transmitido o desenho animado em questão, como podem ver em: https://www.publico.pt/2017/05/15/sociedade/noticia/serie-animada-para-criancas-do-panda-improprio-para-criancas-conclui-a-erc-1772275 .
É alarmante o ponto em que estamos a chegar, onde órgãos públicos  se insurgem contra desenhos animados, usando como estandarte da sua reacção lamentável, uma cena de um episódio descontextualizada, apresentada de forma bárbara na sua exposição individual, menosprezando todo o ambiente em que a mesma decorre. É alarmante, ser, no meio de toda esta confusão, a ERC, entidade contra quem tantas vezes me insurgi, a tomar a decisão mais sensata de efetuar apenas uma alteração ao horário da série, ao contrário da sua suspensão, como pedido por associações como o Instituto de Apoio à Criança, a Ordem dos Enfermeiros, o Projecto Criar e a Secretaria-Geral do Ministério da Saúde.
Lamento ver resumida a uma cena de meros segundos num episódio uma das series mais divertidas que tive o prazer de ver na minha infância, apenas porque alguns pais não têm tempo para formar os filhos como querem, e por isso, querem moldar o mundo à sua maneira.
large
Tenho um sobrinho de quase 3 anos, e acreditem, ele vai ver o Shin Chan.

Deixe um comentário